segunda-feira, 18 de julho de 2011

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA


SEGUNDA PARTE

Apresentação do laudo


O engenheiro e professor Antonio Ayres, em seu livro Como avaliar imóveis... sem mistérios aborda duas maneiras para apresentação do trabalho.

Como não é nossa intenção interferir na área de engenharia, mesmo com reais probabilidades a nomeação por parte dos diversos tribunais vai optar pela apresentação numa forma que atenda aos prováveis clientes.

Mesmo assim, nesta oportunidade, nos é dado a indicação do livro Manual de Redação de Laudos, do eng. José Fiker, editora PINI, para melhor escolha de um modelo.

Seu laudo deverá conter:

1.    Nome do interessado
O solicitante do trabalho.

2.    Menção da titularidade do imóvel
Especificar o nome do titular do imóvel.

3.    Fim a que se destina
Deverá ser mencionado a que título o trabalho está sendo executado. Ex: Avaliação judicial.

4.    Nível de precisão da avaliação
Determinar o nível de precisão, se rigorosa, normal ou expedita, de acordo com o grau de confiabilidade dos dados. Mesmo tendo a certeza do potencial do corretor em efetuar uma avaliação técnica, não possuímos autorização legal, portanto, iremos sugerir as avaliações expeditas, e informando que na mesma está expressa sua vivência no mercado.

5.    Características gerais
Dados colhidos na visita ao imóvel (existência de posseiros, edificação não registrada, cerca fora do limite, etc), ou quando da peregrinação aos cartórios, prefeitura ou outros órgãos no afã de colher dados sobre a regularização do imóvel. Mencionar quando o caso da existência de edificações não averbadas no CRI ou mesmo a necessidade de retificação de metragens do terreno se constatada em levantamento topográfico.

6.    Vistoria e pesquisa de valores
Apresentação do resumo dos dados do imóvel avaliado e caracterizando cada um dos imóveis utilizados na pesquisa, conforme tabelas anexas.

7.    Métodos e critérios utilizados
Eleger o método e explicar o motivo de sua eleição.

8.    Homogeneização dos elementos
Realizar a homogeneização dos dados.

9.    Determinação do valor final e conclusão
Apresentar os cálculos utilizados e o valor final atribuído ao imóvel.

10.  Data e assinatura
Data do término do laudo e assinatura com sua especificação.

11.  Anexos
Anexar o maior número de documentos utilizados na avaliação: Xerox da ficha matrícula, plantas, fotos, recorte de jornais, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário