terça-feira, 28 de junho de 2011

Internet como ferramenta

Cada vez mais, a internet vem se consolidando como um instrumento importante na venda de produtos e serviços. O fenômeno virtual também atingiu o mercado imobiliário e vem provocando uma mudança no perfil do consumidor. Se antes o cliente buscava o auxílio de um corretor para conhecer os imóveis disponíveis no mercado, hoje o público pesquisa, seleciona e decide a compra de um imóvel pela web.
Mas isso não significa, obviamente, que o corretor perdeu a sua importância na negociação imobiliária. O profissional exerce um papel fundamental para orientar o cliente e intermediar o negócio. "Com a utilização da internet, o processo de compra e venda se tornou mais rápido. Mesmo assim, o trabalho do corretor é imprescindível para a consolidação de um bom negócio. Ele vai mostrar as vantagens e as melhores opções de imóvel no mercado", diz Luiz Fernando Gambi, diretor de comercialização e marketing do Secovi/SP.

Muito mais do que um instrumento de publicidade, a internet se tornou o maior canal de comunicação do mercado imobiliário. Quem está conectado pode acessar todas as informações importantes do imóvel: localização, estrutura, valor e condições de pagamento. Além disso, os sites costumam publicar imagens da casa ou apartamento.

"Não é apenas o corretor que detém a informação do imóvel. Por isso, os profissionais precisam se adaptar à nova realidade e utilizar a internet como instrumento de trabalho", garante o diretor.

Atualmente, existem 67,5 milhões de usuários na internet, sendo que boa parte acessa as redes sociais. "O corretor deve interpretar as tendências do mercado e oferecer um produto que atenda ao perfil do cliente. Não basta apenas criar uma página na internet, mas reunir uma série de informações que possam facilitar a vida do comprador".

Rapidez e eficiência

Escapar da burocracia, fechar um negócio seguro e ter agilidade no processo. Esses fatores contribuem para alavancar a procura de imóveis pela internet. Mas, antes de iniciar a negociação, é necessário tomar algumas precauções.
"O meio virtual pode ser o ponto de partida, mas o cliente deve, no segundo momento, buscar o auxílio de um profissional especializado e credenciado no Creci", afirma Flávio Leopoldo Serrão, proprietário da corretora Imóvel Center. 

"Em hipótese alguma o cliente deve fechar negócio pela internet e muito menos divulgar o número da conta bancária ou documentos. Verifique também o cadastro da empresa que oferece o imóvel", acrescenta.

O avanço da banda larga no Brasil abriu novas dimensões para o mercado imobiliário na internet. O acesso se tornou mais rápido e dinâmico, facilitando a busca e a visualização dos produtos e as suas características. "A quantidade de acessos no site da Imóvel Center é maior do que o número de pessoas que procuram o serviço na sede da corretora. A internet revolucionou a comunicação e proporcionou enormes mudanças no diálogo entre o corretor e o cliente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário